Apie
Grojaraščiai
Registruotis
CURSO LIVRE HISTÓRIA DA RELOJOARIA MECÂNICA

CURSO LIVRE HISTÓRIA DA RELOJOARIA MECÂNICA

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA RELOJOARIA MECÂNICA: DOS PRIMÓRDIOS AO SÉC. XIX

DESCRITIVO DO CURSO
A apresentação aborda a evolução da relojoaria mecânica, iniciada na 2a metade do século XIII, até à vulgarização do relógio nas casas da classe média, em finais do séc. XIX. Depois da pujança da relojoaria alemã de Quinhentos, nasce no início da centúria seguinte a relojoaria inglesa, com o lantern clock. Beneficiando de circunstâncias extraordinárias, vai conseguir afirmar-se internacionalmente em menos de um século, ombreando em qualidade com a relojoaria francesa, mas escolhendo um estilo completamente diferente.
A acompanhar as numerosas imagens, é feita a contextualização histórica e social da evolução dos relógios mecânicos, num trajecto que vai da decoração à precisão. Nascida e desenvolvida na Europa, a relojoaria média irá ainda receber, a partir de finais do século XVII, a influência do gosto europeu pela China e, mais tarde, pela civilização egípcia. A apresentação historia em particular a evolução técnica e estilística da relojoaria inglesa nos séculos XVII e XVIII, e analisa alguns curiosos aspectos culturais e sociais que lhe estão associados.

INSCRIÇÕES
As inscrições são GRATUITAS
Pode inscrever-se através do link: https://www.cml.pt/academia/Relojoaria

DURAÇÃO
1 sessão de 2h30

DATA
11 de Abril de 2024
Quinta-feira, às 19h

LOCALIZAÇÃO
Cabral Moncada Leilões
Rua Miguel Lupi, 12 D, 1200-725 Lisboa

CALENDÁRIO
11 de Abril – 19h
1 Módulo

FORMADOR
Luís Couto Soares

Natural do Porto, ingressou na Armada em 1974, passando desde então a viver em Lisboa. Depois de um período de formação e embarque em navios operacionais, prosseguiu a sua carreira militar naval no Instituto Hidrográfico e na Academia de Marinha, até passar à situação de reforma em Fevereiro de 2018, com o posto de capitão-de-mar-e-guerra.
É membro emérito da Academia de Marinha.

O gosto das antiguidades, herdado do Pai, levou-o desde jovem ao estudo da relojoaria e instrumentos antigos, em particular, e à procura e aquisição de peças, preferindo as de origem inglesa.
Na colecção que tem vindo a constituir ao longo de mais de quatro décadas predominam os relógios ingleses setecentistas, na sua maioria de caixa alta, mas também os de mesa, de parede, de bolso e de sol, bem como barómetros e outros instrumentos antigos.

Participou com mais de trinta relógios da sua colecção, na larga maioria do século XVIII, na Exposição “Engrenagens do Tempo: A Arte da Relojoaria Mecânica”, que decorreu de Maio a Setembro de 2023 na Galeria de Exposições do Palácio da Cidadela de Cascais. Entusiasta do estudo, preservação e restauro deste património histórico, faz a sua divul- gação por diversas formas, designadamente em apresentações públicas.

Como especialista de relojoaria média e instrumentos antigos, é perito da leiloeira Cabral Moncada e consultor de diversas entidades, de que destaca a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, a Fundação Medeiros e Almeida, a Biblioteca Nacional de Portugal, o Palácio de Belém, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu do Azulejo e o Palácio Nacional de Mafra.

Fundou e é proprietário da firma Pêndulo Real, relojoaria generalista com uma vocação invulgar para o restauro de relógios e instrumentos antigos.
Užduotys
Užduotis nr.1
Išduoda organizatorius arba nuskaitant QR kodą
Participate in activity

Veikla

CURSO LIVRE HISTÓRIA DA RELOJOARIA MECÂNICA
Badgecraft palaiko šią platformą ir plėtoja ją kartu su pagrindinėmis švietimo organizacijomis. Europos Sąjungos programa Erasmus+ dalinai finansavo pirmosios platformos versijos sukūrimą. Susisiekite su mumis support@badgecraft.eu.
Platforma
Pakeisti į kitą kalbą:
Dalinai finansuojamas iš Europos Sąjungos programos Erasmus+
PradinisŽemėlapisVeiklosGrojaraščiai