About
Playlists
Sign up
1

Fósseis na Cidade

Lisbon, Portugal
Join
OverviewBadges

Fósseis na Cidade

Lisbon, Portugal
Join

Content

Sabia que as nossas cidades e as nossas casas são construídas com materiais geológicos (rochas, areia, cascalho, barro, asfalto)? E que com esses materiais são trazidos para o ambiente urbano muitos fósseis? Basta olhar para debaixo dos pés, ao sair de casa. Se passear pela Baixa Pombalina ou no Terreiro do Paço, experimente descobrir um grupo extinto de bivalves, com aspeto muito diferente dos que existem atualmente: os rudistas. Nestes antigos moluscos incluem-se dois tipos básicos: os radiolitídeos e os caprinídeos. Os primeiros têm uma forma cónica, que nos faz lembrar uma rodela de ananás ou um ovo estrelado; os segundos têm uma forma em espiral, semelhante ao corno de uma cabra.

Get activity badge

Fósseis na Cidade Get this badge

Se for do Cais do Sodré ao Rato, ao passar pela Rua da Escola Politécnica poderá observar vestígios da Lisboa tropical de há 100 milhões anos. São fósseis de gastrópodes cretácicos: Nerinea e Acteonella.
Tasks
Task no.1
Evidence verified by: one activity organiser
Descubra gastrópodes cretácicos: Nerinea ou Acteonella, na fachada do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, fotografe e submeta esse registo da história da Terra.

Location

Lisbon, Portugal

Skills

ESCO
#geology
ESCO
#discover fossils
ESCO
#find fossils
ESCO
#evolutionary history
Science
Added to playlist (1)
Time to complete: 2 hours
Share:

Organisers

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Used in playlists

Roteiro 5 - Pedras e Colinas
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Created on Lisbon City of Learning
Badgecraft hosts this platform and develops it together with leading educational organisations. The European Union's programme Erasmus+ granted co-funding for building the first version of this platform. Contact support@badgecraft.eu.
Platform
Change to another language:
Co-funded by the Erasmus+ programme of the European Union
HomeMapActivitiesPlaylists