10

Sabores de Lisboa

Sabores de Lisboa

Partecipa

Informazioni

Os sabores de Lisboa baseiam-se nos produtos locais e no jeito próprio de os trabalhar, mas também no que trouxeram aqueles que aqui aportaram. Lisboa sempre foi um ponto de encontro de gente vinda de todo o país ou dos quatro cantos do mundo, trazendo consigo novos hábitos e culturas. Mas foi também daqui que partiram para o mundo sabores e técnicas gastronómicas bem portugueses, de que são exemplos a tempura e o bolo kasutera japoneses, prováveis descendentes dos nossos peixinhos da horta e do pão-de-ló. Todos os pratos têm a sua ciência e muitas vezes exigem uma mão experiente que nem sempre se apercebe da semelhança do seu trabalho com o de um químico no laboratório, produzindo emulsões, extraindo aromas, concentrando soluções ou convertendo uns compostos noutros. Falar dos sabores de Lisboa é também falar dos processos físicos e químicos que os tornam possíveis e tão apetecíveis. Afinal, a culinária é uma arte com muita ciência.

Attività da completare

Completa le attività seguenti e ottieni i badge per vedere lo stato di completamento della playlist aggiornato
A Brasa à sua Sardinha
Obbligatorio
1 ora
Bacalhau à Brás
Obbligatorio
1 ora
Ginjinha...
Obbligatorio
2 ore
Ir à Iscas!
Obbligatorio
2 ore
Pastéis de Belém
Obbligatorio
2 ore

Informazioni

Quem quer fava-rica?
Vendida nas ruas da Lisboa antiga por mulheres que, de panela à cabeça, a anunciavam gritando um dos últimos pregões lisboetas, a fava-rica era uma sopa de fava seca muito nutritiva e apreciada. As leguminosas, de que a fava é um exemplo, têm um alto teor de proteínas devido à simbiose com as bactérias Rhizobium do solo. Estas bactérias, alojadas nas raízes das plantas, convertem o azoto do ar em compostos que as leguminosas usam para produzir proteínas. Em vários locais do mundo, as leguminosas têm sido uma importante alternativa a fontes de proteína animal. A prová-lo está o facto do nome de muitas proeminentes famílias romanas derivar das leguminosas mais comuns: Fabius (fabae – fava), Lentulus (lenticula – lentilhas), Piso (pisae – ervilha) e Cicero (cicer – grão de bico). Apesar da fava- -rica ter desaparecido das ruas de Lisboa, ainda há recantos onde pode provar a receita original, como é o caso do restaurante Forno do Alfarrabista na Mouraria. Metro Martim Moniz

Ottieni badge per l'attività

Quem quer fava-rica? Ottieni questo badge

Quem quer fava-rica?
Attività
Task n.1
Prova verificata da: un organizzatore dell'attività
A partir da entrada da Rua do Capelão, qual é a fadista que aparece em terceiro lugar na parede à esquerda? Envie-nos a foto e ganhe a sua medalha!

Luogo

Moorish Quarter, 1100-394 Lisbon, Portugal
Quentes e Boas!
Obbligatorio
1 ora
Uma Bica por favor
Obbligatorio
1 ora

Competenze

#Acknowledging the experiences of others
ESCO
#a cultural custom of food preparation
ESCO
#acknowledge cultural preferences and differences
ESCO
#storia
#Exploring the complex connections between identity, personal experiences, politics, society and history
ESCO
#food preparation cultural customs
ESCO
#storia
ESCO
#storia delle culture
ESCO
#acknowledge cultural preferences
ESCO
#historical value
ESCO
#acknowledge cultural preferences and differences
ESCO
#a cultural custom of food preparation
ESCO
#food sciences
ESCO
#educate on history
ESCO
#acknowledge cultural differences
ESCO
#be curious
ESCO
#apply healthcare sciences
ESCO
#usanze culturali nella preparazione dei cibi
Attività: 9
Iniziato: 1
Playlist completata: 0
Tempo di completamento: 12 ore
Condividi:

Organizzatori

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Awero gestisce questa piattaforma web e continua a svilupparla in partnership con organizzazioni leader nel settore dell'educazione. La prima versione di questa piattaforma è stata realizzata grazie ai cofinanziamenti del programma Erasmus+ dell'Unione Europea. Contattaci all'email support@awero.org.
Co-finanziato dal programma Erasmus+ dell'Unione Europea
Usiamo i cookies per assicurarti la migliore esperienza possibile nell'uso del sito. Leggi l'informativa sulla privacy per saperne di più su come usiamo i cookies.