Apie
Grojaraščiai
Registruotis
10

Sabores de Lisboa

Prisijungti
ApžvalgaŽenkliukai

Sabores de Lisboa

Prisijungti

Apie

Os sabores de Lisboa baseiam-se nos produtos locais e no jeito próprio de os trabalhar, mas também no que trouxeram aqueles que aqui aportaram. Lisboa sempre foi um ponto de encontro de gente vinda de todo o país ou dos quatro cantos do mundo, trazendo consigo novos hábitos e culturas. Mas foi também daqui que partiram para o mundo sabores e técnicas gastronómicas bem portugueses, de que são exemplos a tempura e o bolo kasutera japoneses, prováveis descendentes dos nossos peixinhos da horta e do pão-de-ló. Todos os pratos têm a sua ciência e muitas vezes exigem uma mão experiente que nem sempre se apercebe da semelhança do seu trabalho com o de um químico no laboratório, produzindo emulsões, extraindo aromas, concentrando soluções ou convertendo uns compostos noutros. Falar dos sabores de Lisboa é também falar dos processos físicos e químicos que os tornam possíveis e tão apetecíveis. Afinal, a culinária é uma arte com muita ciência.

Baigti renginius

Atlikite šias veiklas, gaukite ženkliukus ir pamatysite grojaraščio progresą
A Brasa à sua Sardinha
Privaloma
1 valanda
Peržiūrėti visą veiklą

Apie

Quem quer fava-rica?
Vendida nas ruas da Lisboa antiga por mulheres que, de panela à cabeça, a anunciavam gritando um dos últimos pregões lisboetas, a fava-rica era uma sopa de fava seca muito nutritiva e apreciada. As leguminosas, de que a fava é um exemplo, têm um alto teor de proteínas devido à simbiose com as bactérias Rhizobium do solo. Estas bactérias, alojadas nas raízes das plantas, convertem o azoto do ar em compostos que as leguminosas usam para produzir proteínas. Em vários locais do mundo, as leguminosas têm sido uma importante alternativa a fontes de proteína animal. A prová-lo está o facto do nome de muitas proeminentes famílias romanas derivar das leguminosas mais comuns: Fabius (fabae – fava), Lentulus (lenticula – lentilhas), Piso (pisae – ervilha) e Cicero (cicer – grão de bico). Apesar da fava- -rica ter desaparecido das ruas de Lisboa, ainda há recantos onde pode provar a receita original, como é o caso do restaurante Forno do Alfarrabista na Mouraria. Metro Martim Moniz

Medžiaga

  • Roteiro 4 - Sabores da Cidade

Gauk veiklos ženkliuką

Quem quer fava-rica? Gauk šį ženkliuką

Quem quer fava-rica?
Užduotys
Užduotis nr.1
Įrodymus patikrino: vienas renginio organizatorius
A partir da entrada da Rua do Capelão, qual é a fadista que aparece em terceiro lugar na parede à esquerda? Envie-nos a foto e ganhe a sua medalha!

Vieta

Moorish Quarter, 1100-394 Lisbon, Portugal

Įgūdžiai

#Pripažinti kitų patirtis
ESCO
#a cultural custom of food preparation
ESCO
#acknowledge cultural preferences and differences
ESCO
#istorija
#Tyrinėti sudėtingus ryšius tarp tapatybės, asmeninės patirties, politikos, visuomenės ir istorijos
ESCO
#food preparation cultural customs
ESCO
#istorija
ESCO
#kultūros istorija
ESCO
#acknowledge cultural preferences
ESCO
#historical value
ESCO
#acknowledge cultural preferences and differences
ESCO
#a cultural custom of food preparation
ESCO
#food sciences
ESCO
#educate on history
ESCO
#acknowledge cultural differences
ESCO
#be curious
ESCO
#apply healthcare sciences
ESCO
#kultūriniai maisto gaminimo papročiai
Renginiai: 9
Pradėta: 1
Pabaigė grojaraštį: 0
Laikas pabaigti: 12 valandų
Dalintis:

Organizatoriai

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Badgecraft palaiko šią platformą ir plėtoja ją kartu su pagrindinėmis švietimo organizacijomis. Europos Sąjungos programa Erasmus+ dalinai finansavo pirmosios platformos versijos sukūrimą. Susisiekite su mumis support@badgecraft.eu.
Platforma
Pakeisti į kitą kalbą:
Dalinai finansuojamas iš Europos Sąjungos programos Erasmus+
PradinisŽemėlapisVeiklosGrojaraščiai