O que é?
O curso Código dos Contratos Públicos: Execução do Contrato de Empreitada–Componente Prática, promovido pelo DMRH/Departamento de Desenvolvimento e Formação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), tem a finalidade de capacitar os formandos para compreender e aplicar corretamente as principais disposições do Código dos Contratos Públicos (CCP), no contexto da fase de execução dos contratos de empreitada. Com o objetivo de mitigar os riscos associados a procedimentos e decisões desconformes com a legislação em vigor e/ou penalizadoras para os interesses do Município, na esfera da gestão contratual, nomeadamente, nos casos de vicissitudes geradoras de desvios de custo e prazo.
Para que serve?
Neste curso o formando terá a oportunidade de:
- Compreender e saber aplicar na prática a parte do CCP relativa à fase de execução dos contratos, com ênfase nos principais procedimentos e conceitos que lhe são inerentes;
- Perceber como devem conduzir as atividades de direção da fiscalização e gestão contratual, de forma a ajustá-las, não apenas ao cumprimento da lei, mas também à necessidade de antecipação de problemas e mitigação dos riscos associados aos mesmos;
- Conhecer os procedimentos específicos em vigor no Município em matéria de execução dos contratos de empreitada;
- Conhecer o teor do caderno de encargos tipo para empreitadas de obras públicas em vigor na CML, relacionando as disposições nele contidas com os conteúdos da formação.
Conteúdos programáticos:
- Enquadramento;
- Consignação;
- Plano de trabalhos e sua modificação;
- Incumprimento do plano de trabalhos;
- Suspensão da execução;
- Prazo para a execução de trabalhos complementares;
- Prorrogação de prazo;
- Trabalhos complementares;
- Trabalhos a menos;
- Medição e pagamento;
- Adiantamento de preço;
- Revisão de preços;
- Receção provisória;
- Prazos de garantia;
- Liberação da caução;
- Receção definitiva;
- Resolução do contrato.
A quem se destina?
Trabalhadores da CML, nomeadamente Dirigentes e Técnicos Superiores com funções como Gestor de Contrato e Diretor de Fiscalização na área das empreitadas de obras públicas e outros Técnicos Superiores com funções conexas com a execução de empreitadas.
Como será a avaliação:
A avaliação de aprendizagens será formativa, com base em diferentes fatores observados durantes as sessões, designadamente: a participação, interesse e desempenho na resolução dos exercícios práticos e a aplicação dos conhecimentos ao longo das diferentes sessões.
Quando e onde vai decorrer?
O curso irá decorrer de 18 a 22 de novembro de 2024, das 09h30 às 12h30, no Edifício Municipal do Campo Grande, n.º 25, Sala 2.
2.ª ação, 3.ª ação e 4.ª ação: a definir em 2025.
Duração:
15 horas
Formadoras:
Mônica Pinto Ribeiro e Cláudia Pires Ferreira
Como posso participar?
Para se inscrever terá de preencher a ficha de inscrição:
na aplicação do Departamento de Desenvolvimento de Formação da CML (só disponível para utilizadores na Rede Interna da CML)
ou
descarregar a ficha aqui e enviar para dmrh.ddf@cm-lisboa.pt
Para mais informações contacte:
DMRH | Departamento de Desenvolvimento e Formação
t: 21 817 40 50 | dmrh.ddf@cm-lisboa.pt | Coordenação Pedagógica Mónica Calão